top of page
Foto do escritorDra. Fabiana Leite Pestana

Vacinação Sem Trauma


A vacinação é um dos cuidados mais importantes garantidos para os animais. Não só para manter os amiguinhos de quatro patas saudáveis, mas para garantir o bem-estar dos tutores. Contar com a ajuda de um profissional é muito importante para garantir a imunização completa do animal.

A vacinação deve ser um procedimento indolor, portanto na Clínica Veterinária Rua das Rosas, trabalho com agulhas de insulina, ultrafinas para evitar trauma e reduzir a dor. Enquanto profissional escolhi a região da cernelha para a aplicação e também amenizar a dor. O local próximo à nuca entre as escapulas, por ser menos inervado e pouco vascularizado.



Revacinação: Qual a periodicidade?

O início e intervalo entre as vacinações variam de veterinário para veterinário. O consenso é que a revacinação completa do animal adulto seja anual.

Como todo método de prevenção, a vacinação deve ser realizada da melhor forma possível, com qualidade comprovada, importada, aplicadas de forma higiênica e por um médico veterinário capacitado, sempre após exame físico completo. O cão ou gato deve estar em plenas condições de saúde, livre de verminoses ou outras patologias.


O que as vacinas previnem?

Na relação parcial das doenças altamente transmissíveis entre os animais, as vacinas previnem:

  • Parvovirose (diarreia sanguinolenta);

  • Cinomose (diarreia, pneumonia e convulsões);

  • Leptospirose (atinge rins e fígado);

  • E gripe dos cães (pode evoluir para pneumonia).


Vacinação contra a raiva!

Todo mês de agosto as prefeituras promovem a Campanha de Vacinação contra a Raiva. Porém, esta não é a única vacina necessária para prevenir doenças nos animais de estimação.

As polivalentes V8 ou V10, gripe e giardíase para cães e vacinas tríplice, quádrupla ou quíntupla aos gatos são tão, ou mais, importantes para a saúde dos animais que a própria anti-rábica.

Com a evolução da tecnologia a produção de vacinas está cada vez mais eficaz e com menor efeito colateral. Estima-se que apenas 2% dos cães vacinados apresentam reações como: formação de pequeno nódulo, dor local e raramente febre.



A PREVENÇÃO É A MELHOR SOLUÇÃO

A prevenção é a forma mais barata de evitar doenças, além de evitar riscos e proporcionar condições para a longevidade de nossos peludos. Não importa a cor, a raça, o sexo, idade ou condição social, os animais de estimação estão sempre ao nosso lado, trazendo alegria, animação e incentivo através de olhares carinhosos, lambidinhas e rabos abanando.


2 visualizações0 comentário

Posts Relacionados

Ver tudo

Comments


bottom of page